quarta-feira, 13 de novembro de 2019

10⁰ Dia 13 NOV Deslocamento Puyuhuapi - Coyhaique

Nosso jantar ontem acabou sendo em outro restaurante pois o El Muelle estava reservado para um grupo de turismo. Fomos então ao Restaurant Las Mañios del Queulat e acabou sendo uma muito melhor opção. Comemos um salmão delicioso, no ponto perfeito, fomos muito bem atendidos e o preço foi bem correto.

Continuamos nossa viagem rumo ao sul. O dia amanheceu com chuva fina, mas logo o sol abriu. Nosso destino é Coyhaique, uma cidade a 296 km de distância.

Os primeiros 22 km da estrada foram repetição do que andamos ontem, até a entrada do Parque Queulat. A partir daí, seria novidade e tínhamos algumas atrações para ver e fotografar. Continuávamos ainda dentro da Reserva Nacional Queulat.

Três quilômetros depois da entrada do parque acabou o asfalto e voltamos ao rípio, dessa vez de melhor qualidade. Continuamos pela estrada sinuosa entre a montanha e o fiorde e após o Fiorde Queulat, tomamos o rumo da montanha.

A partir daí tivemos 8 km de estrada pela montanha com curvas sinuosas. Uma das atrações que tínhamos era o salto do Pe. Garcia, um curto sendero de 200 metros que nos levaria até o salto. No entanto, o início do sendero era bem no começo das curvas e não tinha um lugar seguro para estacionar o carro – então desistimos de ir até lá.

Subimos a montanha e descemos por esta estrada sinuosa toda em rípio. Cruzamos com alguns ciclistas – imagino que programa!!! No final da descida vimos o Salto El Condor.

Após a descida da montanha, havia uma estrada que ia para Puerto Cisnes, e voltamos ao asfalto. Nesse ponto entramos em um lindo vale, cheio de fazendas de criação de gado e de ovelhas.

Em todo o percurso sempre tivemos rios nos acompanhando – primeiro o Rio Queulat, a seguir o Rio Cisnes, mais adiante o Rio Pica-flor, em seguida o Rio Maniguales, e por fim o Rio Simpson. Além de riachos, arroios, cascatas que descem das montanhas, etc... Tudo isso compõe lindas paisagens com a flora e o relevo.

Ao longo da estrada por todo o vale tivemos uma profusão de cores – primeiro o verde em seus diversos matizes estava pontilhado pelo vermelho de uma árvore muito comum na região. Mais adiante, um arbusto amarelo se juntou à paisagem. E ainda mais adiante, uma flor roxa veio dar mais vida a esse colorido.

A cada volta da estrada (e havia muitas), uma nova paisagem com cores, montanhas e rios se mostrava mais bela que a anterior! Infelizmente, as fotos não fazem jus ao que os olhos veem.

Desviamos um pouco da Ruta 7 para conhecer duas cidades litorâneas – Puerto Aysén, a segunda maior cidade da região, e que tem bastante apoio para o viajante – combustível, hotel, restaurante, bancos, lavanderia, etc..., e é bem grandinha.

– Puerto Chacabuco, uma cidade bem pequena, mas que é uma cidade portuária, com empresas de logística e onde também aportam barcos de cruzeiro para conhecer a região.

Seguimos então para nosso destino pela Ruta 240 e passamos pela Reserva Nacional do Rio Simpson, uma reserva florestal muito interessante. Paramos para fotos em três atrações:

Cascada de La Virgem

Reserva Nacional Rio Simpson

Cascada Velo La Novia

Mais um pouco e chegamos em Coyhaique, uma cidade de 50.000 habitantes, encravada em um vale, na base de um paredão de pedra da montanha. Ao chegar, vê-se a cidade lá de cima e vai-se descendo, passando por áreas de reflorestamento, fazendas, etc...

Todo o percurso de chegada está em obras, com alguns Pare/Siga.

Nosso hotel é fora da cidade – Vista Patagonia Lodge, em meio a um bosque de coníferas, próximo ao Rio Simpson. A princípio, nos pareceu que ficaríamos isolados da cidade, mas considerando a natureza da nossa viagem, penso que ficamos melhor nesse hotel do que dentro de uma cidade maior como essa.

O hotel é simples, mas bem confortável, tem uma ótima internet, serve refeições (hoje vamos jantar aqui mesmo), tem uma varanda na qual estamos tomando vinho e escrevendo esse blog.... enfim, tudo que queremos. Amanhã vamos conhecer a cidade, fazer compras e jantar por lá.

Temos o dia amanhã para conhecer a região e há muitas opções nas redondezas – então o dia tem que render....