sábado, 9 de novembro de 2019

6⁰ Dia 09 NOV Futaleufú


Continuamos com sorte com a meteorologia e o sol ainda está nos fazendo companhia. Um dia lindo para as nossas atividades ao ar livre.

Ontem jantamos no restaurante do nosso hotel. O local é bem agradável e tem um bom atendimento, mas a comida é cara, o cardápio restrito e não gostamos da comida. Não tem um bom custo-benefício. A quantidade é pequena, as combinações estranhas, enfim, não vale a pena. Hoje vamos a um restaurante na cidade.

Nossa programação começou com um rafting na parte alta do rio Futaleufú, palavra que na língua mapuche quer dizer “rio grande”. Saímos com a van da empresa em direção ao Paso Futaleufú na fronteira com a Argentina até o ponto de embarque (situado a 1 km da Argentina) e de lá fomos nós flutuando suavemente pelo rio abaixo por cerca de 2 horas, em meio a uma paisagem muito bonita, cercados de montanhas, árvores, e nas bordas do rio uma flor amarela chamada “retamo” que fica muito bonita, mas que eles dizem ser muito invasiva aqui.




















Durante a descida do rio cruzamos com uma balsa de transporte de animais e todos eles já estavam com seus tickets esperando o horário da balsa!!!



Também vimos várias aves – bandurrias (que são as nossas curicacas), martim-pescador, vários modelitos de patos que saem voando em bando sobre nossas cabeças.




No final do percurso atravessamos 2 corredeiras um pouco mais fortes, dando para se molhar um pouquinho e se reconhecer que a água estava próxima dos 8⁰C, bem fria!!!






O nosso rafting foi de nível 2, ou seja, sem grandes emoções, apenas uma flutuação. Abaixo de onde paramos, o rio continua com raftings dos níveis 3 a 5, ou seja, com muito mais adrenalina, mas não era isso que queríamos. Nossa intenção era mesmo flutuar pelo rio contemplando a natureza, tirando fotos e relaxando em meio a tanta beleza.

Depois da flutuação, voltamos à cidade e fomos ao supermercado repor nossos estoques e, em seguida, fomos à praça da cidade onde acontecia uma feirinha local – uma “atração” repleta de gente da cidade. Havia apresentação de músicas e danças típicas, barracas de comidas, exposição de fotos da cidade, brinquedos para as crianças – uma animação!!!  Aproveitamos para almoçar ali mesmo.




De volta ao quarto para descansar antes da nossa caminhada, estamos aqui vendo um pássaro que desde ontem vem à nossa janela e fica bicando na madeira e no vidro. Até pensamos que seria um pica-pau, mas não se encaixa na descrição de um pica-pau, pois não tem a cabeça vermelha. Ele vai e volta e fica batendo na janela. Uma gracinha!!!





Saímos para fazer uma caminhada perto do Lago Espolón, que fica a 10 km de Futaleufú. Ao chegar cruzamos uma passarela sobre o rio Espolón que tem uma água limpinha e transparente e uma pequena cascata. O lago é bem grande e tem várias residências ao redor. Fizemos uma pequena caminhada, uma vez que havia uma obra de uma estrada e o caminho estava bloqueado. Mas conseguimos chegar próximo ao lago e tirar ótimas fotos.

















À noite iremos jantar no restaurante Rio Grande que fica a duas quadras do nosso hotel e experimentar uma comida diferente.

Amanhã faremos uma cavalgada pelos arredores.




3 comentários:

  1. Belas fotos, belo lugar. Curtam bastante!!!

    ResponderExcluir
  2. Que viagem sensacional!! Estou acompanhando cada etapa!! Lugares muito bonitos!! Desejo ótima viagem para vocês! Obrigado por sempre compartilhar conosco as melhores viagens! Grande abraço ao casal.
    Marcel Aguiar

    ResponderExcluir
  3. Parabéns CMT, muito legal acompanhar suas viagens. Forte abc

    ResponderExcluir