terça-feira, 5 de novembro de 2019

2⁰ Dia 05 NOV Deslocamento Puerto Montt - Hornopirén

Depois de uma noite bem dormida, acordamos bem descansados para começar nossa roadtrip pela Carretera Austral. O quarto do hotel é muito bom e confortável, com uma bela vista para a baía. E o café da manhã com bastante opções.

Enquanto eu rearrumava as malas e preparava uma bolsa de pernoite para não ter que descer com as duas malas na próxima parada, o Beto foi ao aeroporto buscar o carro que alugamos – um Suzuki Vitara, 4x4. O carro é bom, espaçoso, está com pneus em bom estado para aguentar a estrada de rípio. Tivemos que tirar uma autorização para cruzar a fronteira para a Argentina.

Saímos do hotel e fomos ao Mall Paseo Costanera onde há um supermercado Unimarc e compramos coisas para levar na viagem – biscoitos, queijos, água, refri, vinhos etc. E depois já almoçamos na praça de alimentação.

Com tudo pronto, seguimos em frente. A Carretera já começa logo adiante. No início, a estrada é asfaltada, em ótimo estado, cheia de curvas, margeando a baía de Puerto Montt. A vegetação é muito bonita, com uns arbustos de flores amarelas que fazem um belo contraste com o verde exuberante das árvores.

Ao longo da costa há várias fazendas de mariscos, com inúmeras zonas de produção com boias, cestas, barcos, etc...

Depois de 40 km chegamos a Caleta La Arena onde pegamos uma balsa para cruzar o estuário de Reloncavi, uma travessia de 30 minutos, até Caleta Puelche, a entrada da Província de Palena.

A partir daí, a estrada tem poucos trechos de asfalto e muitos trechos de rípio em obras sendo asfaltados. Por isso, havia muitas máquinas na estrada, longas paradas de Siga/Pare e trechos bem ruins devido às obras. O bom é que breve tudo estará asfaltado.

Chegamos a Hornopirén, uma pequena cidade de onde partem as barcas para o segundo transbordo da Carretera. Esta cidade possui hospedagem, restaurantes, apoio de supermercados, ATM, combustível etc.

Havíamos feito reserva pelo Booking.com na Cabaña Lago Abascal, mas ao chegarmos lá as 16:15 hs não encontramos o dono ou outro funcionário para nos receber. Falamos com vizinhos que informaram que ele estava em outro local trabalhando. Ligamos para ele que não atendeu. Como depois de 1 hr ninguém apareceu, saímos em busca de outro local para pernoitar. Acabamos encontrando um hotel, aparentemente melhor, com um preço mais baixo – Hotel Oelckers e nos hospedamos.

À noite saímos para jantar. Segundo o Tripadvisor, o melhor restaurante daqui é o El Pescador, especializado em frutos do mar, que estaria aberto até as 21:00 hs. Mas ao chegarmos lá as 19:10 hs o encontramos fechado. Fomos então para a segunda opção – Entre Montanhas – um restaurante bem simples, mas agradável onde fomos bem atendidos, comemos um delicioso salmão grelhado, a um preço bem justo.

Amanhã as 9:30 pegaremos nossa balsa para um deslocamento de 4 horas!

1. Alguns pequenos contratempos, mas como bons planejadores, sempre há o plano B!
    Vai ser interessante essa aventura!
    Na ala!
    Forte abraço!

2. Não deixem de comer uma empanada de mariscos, dizem que as melhores são dessa região, Boa viagem.

3. Pronto. Agora estou acompanhando. É esse o tipo de viagem que gosto. Já era para ter ido aí, mas ainda não fui. Com a viagem de vocês, aumentará minha vontade. Não deixem de falar de temperatura e preços de comida, hotel, gasolina e balsas principalmente. Nessa época que fui para o Ushuaia com o Sena. Muitos ventos os esperam. Pé na tábua e aproveitem! Com certeza, uma das regiões mais lindas dessa Terra. Abraços.

4. Este comentário foi removido pelo autor.

5. Quando estive em Puerto Montt, por ocasião da Cooperación I, também nos hospedamos nesse mesmo hotel.
    Aproveitem bem cada metro da viagem, pois a região é muito bonita.