quinta-feira, 7 de novembro de 2019

4⁰ Dia 07 NOV Chaitén – Parque Pumalín

O sol veio nos fazer companhia e, segundo os chilenos, isso foi um “regalo”, pois aqui nessa região chove muito. Tivemos um lindo dia, perfeito para nossas caminhadas.

O café da manhã do hotel era só a partir das 8:30 hs, então aproveitamos para dormir um pouco mais – uma boa noite de sono em uma cama macia em uma cabana aquecida com lareira. O café era simples, mas atendia ao que queríamos – café com leite, pão com queijo, panqueca com doce de leite e frutas.

Nosso programa de hoje era fazer trilhas no Parque Pumalín. O parque é muito grande, tem uma vegetação belíssima e tem muitas opções de trilhas para todos os gostos. Então começamos voltando pela mesma estrada que chegamos (25 km), para dentro do parque até o Camping El Volcán, onde fizemos o “Sendero interpretativo da natureza”.

A informação era de que a trilha era de 3 km (round trip), mas ao final, pela nossa medição foram 1,8 km. Era possível fazer um tour guiado, mas acredito que só na alta estação, porque nesse período estava tudo fechado. Tentamos pedir na entrada do parque um folheto para acompanhar a trilha, mas não tinha ninguém.

A trilha era perfeita – bem do jeito que a gente gosta. Sombreada, toda demarcada em seixos ou com toras de madeira sobre locais mais alagados, bem plana, serpenteando por dentro do bosque de árvores altas, baixas, arbustos, musgos em pedras e nos troncos das árvores, inúmeras espécies de plantas, enfim, um paraíso para os botânicos. Demoramos 1 hora nessa trilha de tantas paradas para fotos e contemplação. Uma overdose de oxigênio.

VULCÃO CHAITEN

Ao sairmos de lá, passamos pela Praia de Sta. Bárbara para conhecer a praia local. O visual é bem bonito, se esquecermos que a areia é negra pois sua origem é vulcânica! Mas é o que tem por aqui!!!

Em seguida passamos na cidade para almoçar, na verdade fazer um lanche. Aí o difícil foi achar um local. A cidade bem parada, tudo parecia fechado. Há de se compreender que a cidade é bem pequena e pouco populosa, e as opções são poucas e bem simples. No primeiro local que paramos, um Café que oferecia pizza, empanadas e sanduíches, quando entramos para comer a atendente disse que não tinha nada!!! Pode isso??? E continuamos a nossa saga. Até que encontramos um local muito simples e agradável, o Café Bom Sabor, e comemos um misto quente muito bom e depois um folhado de framboesa. Mas o café fechava as 13 hs. Ainda bem que chegamos cedo!!!

Depois de alimentados seguimos em direção sul para o vale do rio El Amarillo para outras trilhas. Ao chegarmos na entrada sul do parque, 20 km depois de Chaitén, quando a Ruta 7 faz uma curva de 90 graus para o sul, seguimos pela esquerda e entramos no parque.

Entramos então no Parque Pumalin - Setor Amarillo, de novo, uma bela paisagem com montanhas, picos nevados, florestas e o vale do Amarillo. Após andarmos 4,5 km chegamos ao início do “Sendero da Ranita de Darwin”, outra trilha interpretativa, mas que não achamos ninguém para nos dar folhetos de informações. (vou colocar tudo isso no site, ah se vou!!!).

O previsto era uma trilha de 2,5 km, de nível de dificuldade baixo, que ao final teria 3 mirantes para ver o vale. Devíamos ficar espertos para tentar ver a “ranita de Darwin” um animal ameaçado de extinção. A trilha tinha alguns trechos de subida/descida. Também passava por meio de floresta de árvores imensas, arbustos, musgos. Tudo lindo. Poucos animais. Eventualmente o canto de um pássaro. Da “ranita”, não vimos nada....

No entanto, no final, cruzamos a estrada e ficamos margeando o rio El Amarillo e ouvindo seu barulho em algumas cascatas e ao invés dos 2,5 km previstos, fizemos 3,6 km. O que não é nada demais, mas com as subidas, gera um pouco de cansaço e com essa diferença de distância gera um pouco de estresse pois a gente logo pensa que errou o caminho.

Na verdade, foi tudo muito bonito e gratificante. Infelizmente nossos parques no Brasil não são assim....

Agora estamos tomando um vinho para relaxar, escrevendo o blog e logo mais vamos voltar ao Restorant El Volcan, o mesmo restaurante de ontem, para jantar. E vamos comer um “pastel de centolla”, que de pastel não tem nada – é tipo um creme de contolla, gratinado.

Amanha seguiremos para Futaleufú para mais aventuras.