sábado, 16 de novembro de 2019

13⁰ Dia 16 NOV Puerto Rio Tranquilo

Hoje foi um dia frustrante para viajantes como nós que gostamos de visitar/conhecer tudo que é possível na área em que ficamos. Tivemos um dia de muita chuva e isto, literalmente, levou nossos planos por água abaixo.

Nós planejamos dois dias nessa região – um para percorrer e Ruta X-728, a Bahia dos Exploradores, e outro para passear no Lago Carrera e ver as Capillas e a Catedral de Mármore.  Ambas as atrações são na área de Puerto Rio Tranquilo.

Como nosso hotel é bem afastado (cerca de 1 h em estrada bem ruim de rípio), resolvemos tentar fazer ambas num só dia e poupar uma viagem! Por sorte, o café da manha aqui começa as 7:00 hs (nos outros hotéis sempre começava as 8 hs). Mas com o tempo tão fechado e chovendo o tempo todo ficamos em dúvida sobre o que conseguiríamos fazer.

Saímos as 8:00 hs do hotel e as 9:00 hs já estávamos começando a rodar na X-728. Essa Ruta segue por 56 km até o Mirador dos Exploradores de onde se pode ver o Glacial e o Pico do Mt. São Valentim, o mais alto da Patagônia.




A primeira atração vista foi o Lago Tranquilo, que como o nome diz é um lago calmo encravado nas montanhas, muito bonito. Seria muito mais com sol!







Mais adiante vimos a Cascada La Nutria, uma forte queda d`água que vem da montanha.  Um pouco antes dela há uma Cafeteria La Nutria, com banheiros e lanches.






Por falar em cascata, é impressionante a quantidade de água que escorre da montanha! Para qualquer parede que se olha há inúmeros filetes de água escorrendo, uns maiores outros mais finos. Água é o que não falta por aqui, seja rios, lagos ou cascatas.







De repente, ao lado da estrada há uma queda d’água que parece que vai cair em cima do carro!






A seguir cruzamos o Rio do Norte que nos acompanhou por algum tempo, ao nível da estrada. Imagino que eventualmente deve cobrir a estrada quando enche. E que vai formar o Lago Bayo.








Chegamos então ao Rio dos Exploradores, com uma cor esverdeada densa, tipo água de degelo.




E por fim ao Mirador dos Exploradores. Nesse ponto, já estávamos dentro da Reserva Natural Laguna San Rafael, que faz parte dos Campos de Hielo Norte. No entanto, para chegar ao mirador, ainda teríamos que caminhar em uma trilha por uns 400 metros, subindo. Considerando a chuva e a má visibilidade (não íamos ver nada mesmo), cancelamos esse programa e começamos a voltar.




Paramos em Rio Tranquilo para abastecer e seguimos adiante para tentar ir às Capillas de Marmol. Mesmo com chuva, os barcos saem ao lago.

Não tomamos o passeio a partir de Rio Tranquilo, e sim de Bahia Mansa – Puerto Marmol, que nos disseram ser mais perto. Lá há um local de embarcar. Os barcos são abertos, mas eles nos dão uma capa plástica para proteção. O preço é 10.000 pesos chilenos por pessoa se tiver mais de 5 pessoas. Se não, o valor do passeio que é 50.000 CLP é dividido pelo número de pessoas do passeio. O tour dura 1 hora e visita as cavernas, a catedral e as capelas de mármore.





Saímos em um grupo de 6 pessoas, com chuva e vento – afinal de contas, “turista raiz” encara qualquer intempérie, e fomos nós. Eles seguem em direção norte até as cavernas de mármore, fruto de erosão nas bordas do lago. Até entram com os barcos em várias delas. São estruturas realmente impressionantes. E a cor da água do lago é mais impressionante ainda.



















Depois de ver as cavernas, começamos a voltar e vimos a Catedral de Mármore, que são “ilhas” de mármore no meio do lago. A parte de baixo e interna é toda branca, mas é recoberta por uma espécie de “tinta” preta que nada mais é que a oxidação de matéria orgânica acumulada sobre a rocha.











Depois da Catedral, vimos as Capillas (capelas), que são a mesma coisa, apenas menores. Realmente, são estruturas muito bonitas.








Terminado o passeio, muito bonito, mas muito molhado, retornamos para o nosso hotel, e estamos aqui apreciando um vinho, música, lareira e escrevendo nossas aventuras.

Amanhã, que deve continuar chovendo, penso que vamos descansar e curtir a nós mesmos!




Um comentário:

  1. Que formações sensacionais! Estava viajando e só hoje atualizei a leitura. Essa parte que eu já imagino há tempos, realmente é empolgante. Ainda mais sabendo que as fotos, por melhores que sejam, não pegam tudo, ou muito longe, da verdadeira dimensão do local visto com os olhos. Sensacional. Aumenta minha vontade de ir. Enjoy!!

    ResponderExcluir