Introdução


Então, aqui estamos nós começando mais uma viagem. Dessa vez nossa aventura é na Carretera Austral, uma estrada de cerca de 1300 km (dependendo da rota), que vai de Puerto Montt até Vila O’Higgins, no Sul do Chile.

A princípio a Carretera Austral não estava na nossa wish list, mas começamos a ver algumas postagens, blogs e relatos de amigos que fizeram esse percurso de moto que nos despertaram a curiosidade e, de repente, ela não só entrou na lista como furou a fila.

A rota pela Carretera é uma viagem bem rústica e aventureira, motivo pelo qual eu a apelidei de “The Call of the Wild”, pois despertou nosso instinto e gosto por aventura e descoberta. Durante esses 1300 km passamos pelo trecho onde o Chile vai se estreitando entre a Cordilheira e o Oceano (largura máxima de 100 km), por áreas de reservas e parques naturais, campos de gelo, fiordes chilenos e muito mais – ou seja, muita beleza natural, montanhas, lagos, fauna e flora.

A estrada ainda não está completa – em alguns trechos é necessário passar de ferry, com apenas alguns horários ao dia, vários trechos da estrada são de rípio (70%), e outros já estão asfaltados (30%).

Na internet é possível encontrar bastante informação a respeito de todo o trajeto, com sites oficiais da Carretera, das cidades, dos Parques Nacionais, das atrações, blogs de pessoas que já fizeram o percurso, etc... Uns mais completos outros nem tanto. É preciso ler tudo e ir coletando as informações para poder montar seu roteiro, descobrindo pontos de apoio, locais de pernoite, etc...

Em algumas cidades há mais apoio e hotéis melhores, já em outras a infraestrutura é bem rudimentar com apenas algumas hospedarias bem simples. Não temos garantia de ter internet de boa qualidade ao longo da rota, embora os hotéis ofereçam internet no seu pacote de hospedagem. Também não temos certeza de que o chip de celular terá sinal ao longo do caminho... Já soubemos que uma das operadoras de telefonia é melhor naquela área (ENTEL), então podemos optar por ela.

Então, depois de tantas pesquisas e leituras conseguimos montar o nosso roteiro de 23 dias para desbravar mais esse pedaço do Chile. Dessa vez faremos diferente do nosso habitual, não iremos de carro desde Brasília, mesmo  a contragosto, ainda mais agora que compramos a Mimosa II. O problema é que daqui até Puerto Montt – o início da viagem - levaríamos 6 dias (consequentemente 6 para voltar), o que aumentaria muito o tempo e o custo da viagem, e ainda trafegando por estradas que já tínhamos conhecido, mais de uma vez, tanto pela Argentina quanto pelo Chile em viagens anteriores. Dessa forma, optamos por voar até Puerto Montt, alugar um carro para fazer o percurso e voar de volta. Mesmo não sendo obrigatório o uso de carro 4X4, mas recomendável, escolhemos um SUV Suzuki Grand Vitara.

E assim realizaremos mais uma das nossas viagens bem programadas, na qual conheceremos um pouco mais desse nosso belo mundo. Nosso roteiro detalhado está na próxima seção.



Um comentário: